WGSN - Grandes ideias 2025: beleza
Conheça as seis tendências que irão guiar a indústria de beleza em 2025, da importância da gentileza e otimização dos recursos naturais ao uso da imaginação como um pilar estratégico e o desenvolvimento de novos produtos voltados para o mundo digital.
Zara Beauty
Sumário executivo
Nossa matéria anual 'Grandes ideias' apresenta as seis principais tendências que irão guiar os desejos e necessidades do consumidor nos próximos dois anos, explicando como você pode explorá-los para criar produtos e serviços de sucesso.
Cada tendência se alinha a um dos seis pilares da nossa metodologia STEPIC, que analisa as novidades de setores como sociedade, tecnologia, meio ambiente, política, indústria e criatividade. Além disso, apontamos como essas áreas irão influenciar o desenvolvimento de novos produtos nos próximos anos.
Para saber mais sobre nossas tendências STEPIC para 2025, consulte a Matriz de tendências disponível ao fim dessa matéria.
Habilidades flexíveis
Habilidades como empatia e versatilidade serão mais relevantes do que nunca. Nesse cenário, produtos e sistemas terão que ajudar os consumidores a se adaptar sem perder o equilíbrio, oferecendo a eles estabilidade e opções em um período de incontáveis mudanças.
Em 2025, o acúmulo de crises aumentará o estresse do cotidiano. Para combater esse problema, as empresas devem abraçar a simplicidade, criando produtos e serviços úteis, adaptáveis e dignos de desejo. O luxo continuará sendo um fator importante, mas agora ele será menos associado à fama de cada produto e mais ao que ele pode fazer para tornar a vida menos desafiadora.
Soluções – ou motivações – padronizadas não atenderão mais a todos, o que significa que as marcas terão que criar produtos para indivíduos e não consumidores. O sucesso da sua marca irá depender da sua habilidade de se adaptar às emoções inconstantes e únicas de cada cliente, assim como da sua capacidade de oferecer apoio a todos que precisam. Cuidado, gentileza e altruísmo serão as métricas segundo as quais as pessoas irão julgar seu negócio, e as comunidades e cooperativas se tornarão fontes de segurança e propósito.
Implicações para a indústria de beleza: para desenvolver produtos com emoção e propósito, as marcas devem ser criteriosas em relação ao design. Crie pensando no indivíduo e não no consumidor, priorizando serviços e produtos que irão ajudá-lo a proteger sua saúde física e mental.
Propulsor: Era policrise
Inovações: Diversidade é sobrevivência, Do personalizado ao individualizado
Ede Beauty
Especializada em peles sensíveis, a marca Ede (Reino Unido) mistura skincare e autocuidado, combinando técnicas como aromaterapia e rituais de meditação. Os produtos da marca incluem um 'roll on terapêutico' nas fragrâncias Press Pause e Burnout. Parte do lucro é doado para organizações de saúde mental britânicas
Habilidades flexíveis: estudos de caso
Conforme entramos na era da 'beleza emocional', a relação entre mente e pele deve se tornar a base do desenvolvimento de novos produtos. O controle do estresse será um grande motivador de compra, e cada vez mais pessoas buscarão produtos e serviços que incluam a saúde emocional nas rotinas de autocuidado.
Novas pesquisas sobre a relação entre mente e pele sugerem que nossos pensamentos, sentimentos e emoções, sejam eles positivos ou negativos, são externalizados através da pele. Um estudo conduzido pela Aveeno aponta que um terço dos pacientes de dermatologistas têm algum tipo de transtorno emocional, e que pessoas que sofrem de problemas como rosácea ou acne têm maiores chances de ter baixa auto-estima e depressão. A marca de beleza japonesa Tatcha decidiu unir saúde mental e cutânea após uma pesquisa revelar que 69% de seus clientes sofreram burnout no ano anterior, e que cerca de metade deles se sentiam "esgotados" por suas obrigações diárias. Para ajudar seu público, a marca combinou fórmulas relaxantes com práticas terapêuticas japonesas. Comprometida a criar produtos para 'quando a vida fica difícil', a marca Faace acaba de lançar um hidratante com Neurophroline, um ingrediente que reduz o efeito do estresse na pele em apenas duas horas.
A alegria e a gentileza são a alma da marca de skincare Futurewise. Criada nos EUA e voltada para a Geração Z, ela afirma estar "trazendo o otimismo de volta à moda" através da prática do slugging. A 4am Skin (EUA) também acredita que a felicidade é o segredo para uma pele saudável. Por causa disso, ela encoraja seus clientes a "manter seus pequenos prazeres", garantindo que seus produtos irão "oferecer toda a proteção necessária".
Os consumidores irão buscar experiências de luxo em marcas e produtos que fazem o básico de forma excepcional. Mais inteligentes do que humildes, esses produtos e serviços serão desenvolvidos com cuidado e empatia, oferecendo a versatilidade necessária para se adaptar a necessidades e circunstâncias em constante mutação. A marca DTC de cuidados pessoais Public Goods (EUA) tem como missão criar produtos mais saudáveis, sustentáveis e acessíveis. Adepta de um modelo de negócios alternativo, a marca trabalha com lotes pequenos para oferecer "preços de atacado, mas em tamanhos econômicos". Os produtos são desenvolvidos em parceria com o público para atender a todas suas demandas, e as embalagens são criadas para decorar a casa e não apenas chamar a atenção na prateleira de uma loja.
_Faace
Criado pela Faace, o Stress é um hidratante calmante e de efeito rápido que promete reduzir os efeitos do estresse na pele
Tatcha
Criada com o objetivo de reduzir o estresse, a linha Forest Awakening da Tatcha une ciência e práticas japonesas tradicionais
Public Goods
Comprometida a criar produtos mais acessíveis e eficazes, a Public Goods inclui seus clientes no processo de desenvolvimento de fórmulas e embalagens
Imaginação estratégica
A sociedade está deixando para trás a Era da Informação – período em que o conhecimento era o principal propulsor de crescimento – e entrando na Era da Imaginação, em que a criatividade irá guiar estratégias de negócios e gerar valor.
Prepare-se para uma aventura e tanto: o despertar da criatividade começou. Ferramentas de IA já facilitam a criação de imagens surreais e avatares realistas; o metaverso está dando às pessoas o poder de criar mundos imersivos; e as redes sociais estão se transformando em bibliotecas de mídia conforme as gerações mais novas passam a vê-las como ferramentas de pesquisa e entretenimento.
Além de levantar questões sobre leis de uso criativo, ética e autenticidade, essas inovações levarão as marcas a se apresentarem como fontes de entretenimento e imaginação. Em um mundo de grandes desafios, mais pessoas usarão a criatividade com um fim prático, seja para criar negócios que atendem a um público maior, incentivar o autocuidado ou desenvolver produtos, experiências e estratégias mais inclusivas. Nesse novo mundo, as pessoas irão se unir para imaginar possibilidades e soluções ousadas, guiadas pelo lema de que todo sonho pode ser tornar realidade.
Implicações para a indústria de beleza: as marcas devem adotar a imaginação como parte de sua estratégia, usando o design especulativo e o machine learning para melhorar produtos, encontrar soluções arrojadas, expandir seu público-alvo e aproveitar todo o valor comercial da criatividade.
Propulsor: Criatividade sintética
Inovações: Subculturas conscientes, Surrealismo criado por IA
Perfumehead
A Perfumehead (EUA) criou um 'osmocosmos' ('osmo' significa odor, e 'cosmos', universo) multissensorial que transforma pessoas, lugares e momentos em fragrâncias, despertando emoções e evocando imagens
Imaginação estratégica: estudos de caso
O inconcebível se tornará realidade. A criatividade sintética irá instrumentalizar o design especulativo, mudando a forma como produtos são feitos e abrindo as portas para expressões de beleza alternativas e surreais.
Em 2025, o design multissensorial (que inclui o uso de ferramentas de IA e neurociência) será usado para viabilizar novos produtos e aplicações e ampliar o escopo da narrativa. Charles Spence, professor de psicologia experimental da Universidade de Oxford e pesquisador parceiro da Unilever, estuda como as respostas sensoriais influenciam a decisão de compra. Sua pesquisa sugere que cada aspecto de um produto tem um impacto e valor sensorial – desde o som de uma borrifada de perfume até a sensação gostosa de apertar um tubo –, e que esse fator deve ser tão importante quanto a formulação e a performance no processo de desenvolvimento. A Byredo já aplica o design sensorial em seus cosméticos (vide seus batons com embalagem magnética), descrevendo o aspecto criativo dos seus produtos como "um veículo palpável de emoção".
Com sedes em Los Angeles e Londres, a The Nue Co recorreu à neuroquímica para melhorar o desempenho de sua mais nova fragrância funcional, a Water Therapy. A tecnologia captura a 'impressão digital molecular' de determinados ambientes, agindo no cérebro de forma a desencadear uma resposta emocional associada a esse local; nesse caso, a intenção é reproduzir o efeito calmante do oceano.
A abordagem criativa e a perspectiva ‘vuja de’ mudarão nossa visão de produtos de beleza e seu desenvolvimento. A marca de perfumes Perfumehead aborda a criação de fragrâncias sob um ponto de vista imaginativo e estratégico, o que a destaca da concorrência. Seu fundador, Daniel Patrick Giles, cria perfumes que funcionam como 'filmes olfativos', completos com personagens, enredo e trilha sonora. Pessoas, lugares e eventos do imaginário popular são transformados em perfumes.
A imaginação estratégica também permitirá que os profissionais criativos ignorem os padrões de beleza e criem novas estéticas. A revista Circus se descreve como "uma plataforma de beleza brincalhona para pessoas esquisitas" que apresenta uma proposta de beleza "ousada, bizarra e totalmente fora da casinha".
A indústria de beleza entrará de vez no mundo digital, usando a IA sintética para superar os antigos limites dos avatares virtuais. A L'Oréal e a Maybelline (EUA) se uniram à plataforma de games Ready Player Me, da Estônia, para lançar maquiagens e penteados virtuais em parceria com o artista digital Evan Rochette.
The Nue Co
Criado para combater o estresse, o Water Therapy da The Nue Co usa a tecnologia Scentrek para emular o efeito tranquilizante do oceano
Circus Mag
Fundada por Jackson Bowley, a revista britânica Circus reúne profissionais criativos e de outras áreas com o objetivo de oferecer uma visão alternativa da beleza
@officialbyredo
Os batons líquidos da Byredo vêm em embalagens modernas e esculturais criadas pela artista e maquiadora italiana Lucia Pica